fbpx

Mais vistos

O que é

Ignore a vontade de urinar

Controle a urgência

Diário miccional

Consulte o médico

O que é o treino da bexiga

Para muitas pessoas com síndrome de bexiga hiperativa, esvaziar a bexiga com frequência
torna-se um hábito e a bexiga tem de ser treinada para conseguir ultrapassar este padrão. 

O treino da bexiga, que é uma forma de terapia comportamental, é considerado uma parte importante de qualquer programa de tratamento de bexiga hiperativa. Esta técnica simples pode ajudar a bexiga a aprender a reter uma maior quantidade de urina e visa aumentar gradualmente o tempo entre as idas à casa de banho.

Isto pode contribuir para que volte a adquirir o controlo da sua bexiga, fazendo com que esta se encha adequadamente e seja esvaziada quando quiser.

Como ignorar a vontade de urinar

O treino ensina a bexiga a distender-se enquanto se enche e permite que o doente ignore a intensa vontade de ir à casa de banho. Isto não acontece de forma rápida ou fácil, mas pode ser muito eficaz.

Nas semanas e nos meses seguintes deverá alterar gradualmente a frequência diária de idas à casa de banho, aumentando lentamente o tempo entre cada micção, até conseguir urinar aproximadamente quatro a sete vezes por dia.

Um dos componentes do treino da bexiga é elaborar um diário miccional, no qual pode registar as idas à casa de banho durante o dia, eventuais perdas de urina, bem como as bebidas ingeridas e respetiva quantidade.

Como controlar a urgência

Logo que sinta uma vontade intensa de urinar, pare e inspire profundamente algumas vezes. Aperte (contraia) o músculo o máximo que puder e continue a contraí-lo até a urgência começar a desaparecer.

Assim que aprender a controlar a urgência, retenha suavemente os músculos enquanto se dirige à casa de banho. Aperte com força outra vez quando se estiver a despir. Deverá praticar a utilização dos músculos para controlar a bexiga sempre que for à casa de banho, para que voltem a habituar-se a controlar a bexiga.

Esta informação deverá servir apenas de guia. Se tiver dificuldade em localizar os músculos do pavimento pélvico, um fisiatra ou fisioterapeuta especializado poderá ensinar-lhe quais os músculos a utilizar, medindo a sua força muscular e oferecendo-lhe terapia de biofeedback se necessário.

Faça um diário miccional

Para saber exatamente as vezes que vai à casa de banho pode elaborar um diário miccional, com todos os registos. O diário ajuda no conjunto de sintomas e pode ser uma boa ferramenta para controlar a sua vida.

Consulte o médico

O médico é o primeiro elo do seu tratamento. Deve procurar ajuda junto do seu médico de família ou num especialista de ginecologia ou urologia para fazer o diagnóstico do seu caso.

Além de todos os conselhos para uma vida mais ajustada ao seu diagnóstico, o médico pode escolher a medicação certa para combater e aliviar os sintomas da bexiga hiperativa.

Aviso de saída do website

Será direcionado para um website onde a nossa política de privacidade não se aplica. Será o único responsável pela utilização do website de destino.