Fale com o seu médico
O seu médico pode investigar a possível causa dos seus sintomas e recomendar um plano de tratamento.
Faça um diário miccional
O seu diário miccional pode ser usado para aumentar gradualmente o intervalo de tempo entre as idas à casa de banho.
Viver com bexiga hiperativa
O dia a dia de quem sofre de bexiga hiperativa pode ser um grande desafio. Felizmente, há estratégias que ajudam a tornar tudo mais fácil.
A bexiga hiperativa constitui uma parte normal do envelhecimento.
Embora os problemas ou dificuldades em controlar a bexiga sejam mais frequentes nos indivíduos mais velhos, os sintomas incómodos não são algo com que tenha de viver.
Existem técnicas eficazes, tais como exercícios para o pavimento pélvico e treino da bexiga, bem como terapêutica farmacológica, para melhorar os sintomas e a qualidade de vida das pessoas que sofrem de bexiga hiperativa.
Sou relativamente jovem – não posso sofrer de bexiga hiperativa.
Embora seja mais comum nos indivíduos mais velhos, a bexiga hiperativa pode afetar pessoas de todas as idades.
Tenho de estar sempre perto de uma casa de banho.
As técnicas de treino da bexiga podem ajudar a aumentar o tempo entre cada ida à casa de banho, ajudando a reduzir o número de micções. Esta técnica também ajuda a reduzir a ocorrência de episódios repentinos de vontade intensa de urinar, pelo que deve ajudar a conseguir concentrar-se nas suas atividades quotidianas e não na localização da casa de banho mais próxima.
A bexiga hiperativa afeta apenas as mulheres.
A bexiga hiperativa é mais frequente em mulheres do que em homens – mas apenas ligeiramente. Um grande número de homens sofre de bexiga hiperativa, com um impacto negativo na sua qualidade de vida, que poderia ser minimizado se a doença fosse identificada e tratada.
Nos homens, os sintomas de bexiga indicam doença da próstata.
Nos homens, especialmente nos mais velhos, os problemas urinários podem dever-se ao aumento da próstata, mas está longe de ser o caso em todos os homens. Tal como referido mais atrás, os homens também sofrem frequentemente de bexiga hiperativa.
A bexiga hiperativa dá origem a perdas de urina quando se ri muito.
A bexiga hiperativa é um problema na função de armazenamento da bexiga que provoca uma vontade repentina e intensa de urinar e que, por vezes, pode dar origem a perdas de urina acidentais.
As perdas de urina quando a pessoa ri, tosse ou pratica exercício constituem um problema diferente, designado incontinência de esforço. No entanto, é possível ter os dois problemas.
Uma bexiga pequena dá origem a uma bexiga hiperativa.
O tamanho da bexiga não contribui para a bexiga hiperativa. A bexiga hiperativa é causada por contrações repentinas e involuntárias da bexiga, resultando numa necessidade imperiosa de urinar. Nos homens, embora o tamanho da bexiga não afete a bexiga hiperativa, o tamanho da próstata poderá fazê-lo.
Uma próstata aumentada pode exercer pressão sobre a uretra e contribuir para os sintomas de bexiga hiperativa.
Tem de beber menos água para controlar a bexiga hiperativa.
Não é saudável reduzir a quantidade de água ingerida. Embora produza menos urina, ela poderá ficar altamente concentrada, o que poderá «irritar» a bexiga e levar a tenha de urinar com maior frequência. Tente beber seis a oito copos de líquidos de forma espaçada ao longo do dia.
Não há nada que possa fazer em relação à bexiga hiperativa.
É importante conversar com o seu médico sobre os sintomas de bexiga hiperativa, pois existem tratamentos eficazes. Pequenas alterações na alimentação, exercícios para os músculos do pavimento pélvico e treino da bexiga são muito úteis para o controlo desta patologia. Também poderá ser prescrita medicação.