A importância de falar com o médico
A síndrome de bexiga hiperativa é uma condição comum. Pode melhorar com a ajuda de aconselhamento profissional e tratamento. Há muitos profissionais que podem ajudar a controlar e a tratar os seus sintomas de bexiga hiperativa, incluindo médicos (medicina geral e familiar, urologia, ginecologia, fisiatria), enfermeiros e fisioterapeutas.
O seu médico de família pode investigar a possível causa dos seus sintomas de bexiga hiperativa e pode recomendar um plano de tratamento. O seu médico pode igualmente referenciar para um hospital para que um especialista institua outro tipo de tratamento, se necessário.
Como abordar o problema
Tal como acontece com qualquer diagnóstico recente, terá certamente perguntas que gostaria de colocar ao seu médico sobre a doença e o plano de tratamento. Aqui ficam algumas sugestões de perguntas que poderá colocar ao seu médico, na próxima consulta:
- Os problemas de bexiga fazem parte do envelhecimento natural?
- Quantas vezes são ‘demasiadas vezes’ para urinar durante o dia ou durante a noite?
- Existem diferentes tipos de incontinência urinária?
- A bexiga hiperativa é tratável?
- O que é o treino da bexiga?
- Tenho demasiada vergonha para falar com o meu médico, o que devo fazer?
- Por vezes, tenho perdas acidentais de urina. O que posso fazer?
- Por vezes, tenho pequenas perdas de urina durante as relações sexuais. O que posso fazer?
- Existe uma causa definida de bexiga hiperativa?
Faça um diário miccional
Para saber exatamente as vezes que vai à casa de banho pode elaborar um diário miccional, com todos os registos. O diário ajuda no conjunto de sintomas e pode ser uma boa ferramenta para controlar a sua vida.