O que é a bexiga
A bexiga é um músculo oco em forma de balão (conhecido igualmente como músculo detrusor), responsável pelo armazenamento de urina. A bexiga aumenta de volume e adquire uma forma redonda quando está cheia e fica mais pequena quando se esvazia.
Uma bexiga saudável consegue armazenar confortavelmente até cerca de 300-500 ml de urina. A uretra é o canal que permite que a urina seja expelida da bexiga para o exterior.
Como funciona
Uma série de músculos funciona em conjunto, como uma barragem, para reter a urina na bexiga, entre as idas à casa de banho. A abertura e o encerramento da uretra são controlados com a ajuda do esfíncter muscular. A bexiga é sustentada pelos músculos do pavimento pélvico (descritos como tendo a forma de uma rede ou faixa de suporte), que ajudam a manter o controlo.
Os nervos existentes na bexiga avisam quando está na altura de a esvaziar. Quando a bexiga fica cheia e atinge o seu limite, são enviados mais sinais nervosos ao cérebro e a necessidade de urinar intensifica-se.
Quando vai à casa de banho para urinar, o cérebro envia sinais ao músculo da bexiga para se contrair, apertando-a e fazendo sair a urina. Simultaneamente, o cérebro envia sinais ao esfíncter e aos músculos do pavimento pélvico para relaxarem.
Sinais e sintomas
É normal esvaziar a bexiga até oito vezes ao longo de um período de 24 horas. Produzimos diferentes quantidades de urina dependendo da transpiração, da quantidade de bebidas e alimentos ingeridos.
A frequência com que necessitamos de urinar depende da velocidade com que os rins produzem a urina que enche a bexiga. Embora não seja possível controlar a produção de urina pelos rins, é possível controlar a frequência com que esvaziamos uma bexiga saudável.