fbpx

Mais vistos

O que é

Como preencher

Partilhe com o médico

O que é o diário miccional

O diário pode ser uma ajuda, para si e para o seu médico, uma vez que vai permitir verificar a frequência das idas à casa de banho e o intervalo entre micções. Com esta informação, poderá aumentar gradualmente o tempo entre as idas à casa de banho.

Por exemplo, se verificar que urina de hora a hora, tente aguentar mais 15 minutos da próxima vez que tiver vontade. Pode distrair-se, enquanto espera, executando tarefas que sejam mentalmente (não fisicamente) desafiantes, tais como contar de trás para a frente de 100 a zero, ler, praticar técnicas de relaxamento tais como inspiração profunda, ou ter pensamentos positivos como, por exemplo ‘Eu consigo controlar a minha bexiga’.

Depois de dominar o controlo da bexiga, conseguindo chegar a tempo à casa de banho, pode começar a utilizar os exercícios para aumentar o intervalo de tempo entre as suas idas à casa de banho. Isto envolve aumentar lentamente o tempo entre micções.

Como preencher

Um diário miccional é bastante semelhante a um diário normal; é um meio através do qual pode registar as suas experiências diárias. Neste caso, o diário ajuda a monitorizar o modo de funcionamento da sua bexiga, registando a seguinte informação:

  • A quantidade de bebidas que ingere
  • Os tipos de líquidos que ingere
  • Quando e com que frequência urina durante o dia e a noite
  • O intervalo de tempo entre as idas à casa de banho
  • Os episódios de vontade intensa de urinar
  • A quantidade de urina que a bexiga consegue reter

Preencha o diário miccional da forma mais precisa possível ao longo de três dias consecutivos. O diário está dividido em períodos de 24 horas. Anote sempre que ingerir uma bebida, incluindo uma breve descrição da mesma e da quantidade consumida.

Escreva o número de idas à casa de banho ao longo de cada hora, e se a vontade de urinar sentida era ‘forte’ ou ‘ligeira’. Caso tenha tido uma perda acidental de urina, anote-a também no seu diário.

Poderá ser útil preencher novamente o diário se iniciar a toma de medicação ou outro tratamento, para poder monitorizar os progressos e resultados.

Descarregue o nosso diário miccional e comece a usá-lo diariamente

Partilhe com o seu médico

Continue a preencher o seu diário miccional de modo a poder acompanhar os seus progressos. O seu médico poderá aconselhar a combinar exercícios pélvicos com técnicas de treino da bexiga. Estes procedimentos demonstraram ser muito eficazes no tratamento dos sintomas de bexiga hiperativa.

Aviso de saída do website

Será direcionado para um website onde a nossa política de privacidade não se aplica. Será o único responsável pela utilização do website de destino.