Chama-se pavimento pélvico ao conjunto dos músculos e ligamentos que suportam os órgãos da região abdominal inferior, relacionados com o sistema excretório e com o aparelho reprodutor. Entre eles estão a bexiga e os intestinos, mas também o útero, exclusivo do organismo feminino. Tal como o soalho de uma casa ou o piso de uma avenida, trata-se de uma estrutura com funções de suporte, daí o nome pavimento. Na medida em que possuem flexibilidade para oscilar, mas são suficientemente firmes para protegerem os órgãos que sustentam, funcionam como uma ‘ponte suspensa’. Numa pessoa saudável, a sua contração permite, entre outras funções, impedir perdas de urina ou fezes.

Onde se localiza e como é composto o pavimento pélvico?

Os músculos do pavimento pélvico estendem-se do cóccix, o osso triangular localizado no final da coluna vertebral, ao osso púbico. Na prática, formam uma camada que encerra o abdómen na zona inferior. No seu pavimento abrem-se duas passagens, no caso dos homens – para a uretra e o ânus – e três, no caso das mulheres – para a uretra, a vagina e o ânus. Num equilíbrio entre flexibilidade e firmeza, os músculos pélvicos fazem contrair estas aberturas, de forma a não haver fugas. A estrutura completa-se com um músculo que rodeia o ânus (esfíncter anal) e outro que rodeia a uretra (esfíncter uretral).

Quais são as funções do pavimento pélvico?

Embora não sejam visíveis e não tenhamos consciência do seu funcionamento, os músculos do pavimento pélvico são essenciais. Por exemplo, os dois esfíncteres permitem controlar a bexiga e os intestinos e é isso que nos possibilita adiar uma ida à casa de banho. Quando os músculos do pavimento pélvico são contraídos, dá-se o efeito de ‘ponte suspensa’: os órgãos internos sobem e os esfíncteres apertam a abertura da vagina, do ânus e da uretra. Pelo contrário, quando os músculos relaxam, é como que um ‘sinal verde’ para a urina ou as fezes.

O pavimento pélvico é comum a homens e mulheres?

Sim, o pavimento pélvico integra o corpo de mulheres e homens e desempenha funções idênticas em ambos os sexos. Suporta os órgãos abdominais inferiores, contribui para estabilizar a coluna vertebral, intervém no controlo da emissão de urina e fezes. É igualmente relevante na função sexual: nas mulheres, a contração voluntária destes músculos contribui para aumentar o prazer, nos homens intervém na ereção e na ejaculação. Nas mulheres, também funcionam como um apoio suplementar do útero e, graças à sua elasticidade, ajudam ao parto – com as contrações, facilitam a expulsão do feto.

O que fragiliza os músculos pélvicos?

Não obstante a sua flexibilidade, há um conjunto de situações que podem debilitar os músculos do pavimento pélvico. É o caso do excesso de peso e obesidade; levantamento de pesos excessivos e exercício físico de alto impacto; tosse crónica; obstipação; idade elevada. Há algumas causas específicas das mulheres, como a gravidez e o parto, e outras exclusivas dos homens, como o cancro da próstata. Estas situações têm em comum o facto de sobrecarregarem os músculos, tornando-os menos elásticos – vai-se perdendo o efeito de ‘ponte suspensa’.

É possível fortalecer o pavimento pélvico?

Sim, é possível e recomendável. Embora, até certo ponto, a perda de elasticidade seja uma consequência natural do envelhecimento, ela pode ser prevenida e minimizada. Devolver a tonicidade ao pavimento pélvico é o benefício associado aos exercícios de Kegel, criados pelo ginecologista norte-americano Arnold Kegel nos anos 1940. Tomar consciência da existência estes músculos permite que mulheres e homens aprendam a contraí-los. A repetição sistemática ajuda a fortalecer os músculos do pavimento pélvico.  Assim, pode ajudar a prevenir e tratar situações como a incontinência urinária – uma das consequências do relaxamento do pavimento pélvico.

Tome nota

Tal como outros músculos do corpo, os músculos do pavimento pélvico tornam-se mais fortes se forem treinados regularmente.